O potencial hidrogeniônico ou pH refere-se a uma medida usada na química para definir se um meio é neutro, ácido ou básico. O seu valor pode variar entre 0 e 14, sendo que substâncias ácidas possuem o valor mais próximo a 0, enquanto substâncias alcalinas possuem o valor mais próximo a 14.

Na água mineral, o valor do pH deve estar obrigatoriamente presente no rótulo e está diretamente relacionado à sua fonte. São certos elementos presentes no meio o qual a água fora coletada que a torna mais ácida ou mais básica.

Como já discutimos anteriormente aqui no blog, o pH ideal da água mineral deve estar entre 9 e 10, ou seja, na hora da compra, a nossa melhor escolha é a água mineral com características alcalinas. Isso acontece, pois o nosso sangue possui um pH levemente básico. Dessa maneira, a água alcalina consegue manter o equilíbrio acidobásico do sangue, permitindo o funcionamento normal do nosso organismo.

Para que não reste mais nenhuma dúvida sobre a melhor opção, confira abaixo alguns dos benefícios que a água mineral de pH alcalino pode trazer à nossa saúde:

1 – Prevenção de osteoporose/proteção dos ossos

Quando há acidificação do sangue, o corpo tenta manter o equilíbrio acidobásico retirando minerais alcalinos dos ossos, como o cálcio e o magnésio, e despejando-os na corrente sanguínea.

Da mesma forma, quando tornamos o sangue mais alcalino, podemos aproveitar tais minerais para fortalecer os ossos e prevenir de doenças como a osteoporose.

2 – Aumento da expectativa de vida

Um estudo feito com camundongos em 2016 conseguiu mostrar que o grupo de roedores que recebia água alcalina ao invés de água encanada conseguia sobreviver até três anos a mais.

A água alcalina consegue oxigenar melhor as células, ajudando na eliminação de toxinas que aceleram o envelhecimento celular. Além disso, ela auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis por uma série de doenças e pelo envelhecimento precoce.

3 – Combate às doenças cardiovasculares

A base da aterosclerose, doença conhecida pelas placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, é a lesão inicial da camada de células que recobre a parte interna do vaso, denominada endotélio. É a partir dessa lesão que as moléculas de gordura presentes na circulação se aderem a parede.

Um dos maiores fatores de risco para a lesão endotelial é sangue com pH ácido. Dessa maneira, a água alcalina também pode ser fundamental na prevenção da aterosclerose, condição que pode levar a diversas outras doenças, como o infarto agudo do miocárdio e a hipertensão arterial.

4 – Auxílio na perda de peso

O magnésio presente na água alcalina consegue promover um estímulo natural à perda de gordura e manutenção da massa magra. A deficiência desse mineral está diretamente relacionada à obesidade, diabetes, entre outras doenças.

Além de hidratar, a água mineral alcalina pode ser um grande aliado para aqueles que estão mudando os seus hábitos a procura de um estilo de vida mais saudável.

5 – Atua na prevenção de câncer

A água alcalina é capaz de minimizar os riscos de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Isso acontece porque um desequilíbrio do pH pode levar a mutação celular.

Um estudo de 2016 também conseguiu provar que a água alcalina, além de prevenir o câncer, pode atuar como aliada no tratamento, reduzindo o crescimento das células malignas.

6 – Beneficia o sistema digestivo

A natureza básica da água é capaz de neutralizar a acidez gástrica em excesso, promovendo uma boa digestão dos alimentos e prevenindo doenças como gastrites, úlceras gástricas, prisão de ventre e diarreia.

Assim, a água alcalina pode ser um verdadeiro remédio para aqueles que sofrem de azia/sensação de queimação no estômago.

Dependendo das suas características, a água mineral pode muito mais que hidratar. Para aproveitar todos os benefícios que a água mineral pode trazer, basta ter atenção na hora da compra.

A Água Mineral Treze Tílias tem um pH alcalino de 9,45, considerado ideal para preservar o equilíbrio ácidobásico do sangue e prevenir todas as afecções que podem ser provocadas pelo pH ácido.

Fique sempre de olho no rótulo e consuma água mineral de qualidade!

Artigos Recentes

Deixar um comentário