A preocupação com praticidade e higiene levou a um aumento do consumo de água mineral pela população brasileira nos últimos anos.

Além disso, o consumo de água mineral é, na maioria das vezes, a melhor alternativa frente à situação de crise hídrica vivida anualmente por vários estados do país.

Engana-se, porém, quem acha que a água mineral comprada tem qualidade garantida.

A falta de atenção na compra da água mineral pode trazer graves consequências à saúde.

Confira abaixo alguns dos cuidados que devemos ter na hora de comprar água mineral.

Evite o armazenamento em locais aquecidos

É necessário atenção ao local de armazenamento das embalagens, evitando lugares aquecidos ou diretamente expostos ao sol e recusando embalagens que possam ter sido mantidas sob essas situações.

O calor pode provocar o crescimento de algas e outros microrganismos capazes de produzir toxinas e provocar doenças como a gastroenterite, tornando a água imprópria para o consumo.

Além disso, certas empresas utilizam o Bisfenol A (BPA) na confecção das suas embalagens plásticas.

Conforme já dito em outro artigo, o BPA pode atuar no corpo como um disruptor do sistema endócrino por mimetizar hormônios naturais do organismo.

O excesso de BPA no corpo pode aumentar ou diminuir a ação de diversos hormônios, podendo levar à infertilidade e ao desenvolvimento de câncer.

Atente-se ao prazo de validade

Ao contrário do que muita gente pensa, água mineral tem sim prazo de validade e este deve ser observado no momento da compra.

O prazo de validade das águas minerais está relacionado à qualidade das suas embalagens.

Embora não consiga ser vista a olho nu, há troca de substâncias entre a água contida na garrafa e o ambiente através da embalagem.

O que definirá um maior prazo de validade da embalagem é a capacidade que o material tem de isolar a água do meio exterior.

Recipientes capazes de isolar a água por um maior período de tempo terão prazos de validade superiores.

As embalagens de garrafa PET possuem validade de 36 meses, os quais representam a validade de uma embalagem retornável da água de 20 litros.

Também não deverão ser aceitas embalagens próximas a produtos com cheiro forte.

O plástico pode absorver odores que contaminam a água devido à sua característica de troca de substâncias com o ambiente exterior.

Confira se a distribuidora é licenciada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina, através da Resolução RDC nº 06 de 11 de dezembro de 2002, procedimentos bem definidos sobre armazenamento, transporte, distribuição e comércio de água mineral para garantir o padrão de qualidade da água engarrafada.

Sendo assim, é muito importante conferir se a distribuidora em que irá comprar a água possui licença para o comércio de água mineral.

Evite adquirir a água de ambulantes em semáforos, ruas e parques, pois não é possível saber se a água comercializada passou por análise e inspeção dos órgãos fiscalizadores.

No momento da compra, deve-se checar se houve violação do lacre e verificar se consta as informações claras, precisas e em língua portuguesa no rótulo acerca da qualidade, composição, origem e identificação do fabricante ou importador, data de fabricação e data de validade.

Caso o lacre esteja violado ou não conste essas informações no rótulo, o consumidor deve recusar imediatamente o produto.

Verifique a higienização das embalagens

A higienização dos garrafões e recipientes é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos e garantir uma água saudável.

O armazenamento em local limpo e arejado também contribui para manter a qualidade da água mineral.

Ao comprar, recuse garrafões sujos e/ou que foram armazenados em locais fechados.

A limpeza do garrafão deve ser feita idealmente com álcool 70 e uma toalha de papel descartável, com o movimento do bocal para fora.

Já os recipientes podem ser limpos com uma mistura de água e bicarbonato de sódio e uma esponja ou escova.

Pesquise sobre a empresa

Use a tecnologia a seu favor! Uma rápida pesquisa sobre a empresa, os processos de envase e a fonte pode fornecer informações valiosas a respeito da qualidade do produto.

O mais importante na hora de comprar a água mineral é ter a certeza que o produto comprado é de qualidade e, para isso, todo cuidado é pouco.

Assine nossa newsletter para receber grátis mais dicas como essa por e-mail.

Artigos Recentes

Deixar um comentário