Uma alimentação de qualidade é de suma importância para o funcionamento do organismo como um todo. Quando se fala em se alimentar, logo vem à mente, o pensamento sobre apenas alimentos sólidos, entretanto, é preciso ter em mente, a necessidade de hidratar o organismo, afinal, o corpo humano é composto por cerca de 70% de água.
Hoje vamos falar da importância de consumir verduras e legumes acompanhados de água de qualidade.
Se você busca mais saúde e acredita que isso é possível de ser alcançado através da alimentação, então não deixe de ler o conteúdo a seguir.
Diferença entre verduras e legumes
Em pleno século 21, ainda existem pessoas que confundem ou até mesmo não sabem a diferença entre verduras e legumes. Por isso, antes de dar prosseguimento ao assunto, vamos ver quais são os diferenciais desses tipos de alimentos.
Verduras
As verduras são alimentos cujas partes comestíveis são as folhas, flores ou até mesmo as hastes. Para evitar confusão, basta associar o nome verdura, a cor verde.
A maioria das verduras são verdes, salva algumas exceções, como é o caso do repolho ou alface, roxos, por exemplo.
Alguns exemplos clássicos de verdura são: Brócolis, alface, repolho, rúcula, agrião, chicória, couve-flor.
Legumes
Já os legumes, diferentemente do que ocorre com as verduras, são alimentos que possuem como partes comestíveis os frutos, sementes ou partes inteiras de seus corpos.
Os legumes podem também ter colorações verdes, mas no geral são coloridos.
Dentre os exemplos mais conhecidos de legumes temos: Cenoura, tomate, feijão, beterraba, rabanete, pepino, berinjela, abobrinha, pimentão e muitos outros.
Verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras
No meio ambiente, até mesmo pensando em alimentos de origem animal, não há opções repletas de vitaminas, minerais e fibras quanto as verduras e legumes.
Esses compostos são importantes para o funcionamento adequado do organismo, capacitando o funcionamento do sistema imunológico e tornando seus consumidores ainda mais saudáveis.
Vitaminas
As vitaminas são substâncias que não podem ser produzidas pelo organismo, por isso, precisam ser consumidas através de uma alimentação de qualidade.
Como citamos anteriormente, embora possam ser encontradas em alimentos de origem animal, são nas verduras e legumes que elas se encontram em maiores quantidades.
Esses compostos desempenham diferentes funções no desenvolvimento e funcionamento do organismo.
Diferente do que muita gente pode pensar, não são usados como energia e sim como aditivos que participam do processo de produção energético e mediam reações químicas. Baixos níveis de vitaminas podem causar uma série de doenças.
Minerais
Os minerais são substâncias de origem inorgânica e fazem parte dos mais variados tecidos corporais, como ossos, dentes, células sanguíneas e fluídos biológicos.
Os minerais são conhecidos no universo médico-nutricional como substâncias reguladoras, uma vez que participam ativamente de pequenas reações bioquímicas em todo o organismo, contribuindo para o equilíbrio geral.
Os minerais são divididos em macroelementos ou microelementos.
Fazem parte dos macroelementos:
- Cálcio;
- Fósforo;
- Magnésio;
- Potássio;
- Sódio.
Já os microelementos são:
- Cobre;
- Cromo;
- Ferro;
- Flúor;
- Iodo;
- Manganês;
- Molibdênio;
- Selênio;
- Zinco.
Fibras alimentares
E por fim temos as fibras. As fibras são polissacarídeos que não são absorvidos pelo organismo, e tem como função potencializar a fermentação e proliferação de bactérias intestinais e otimizar o trânsito intestinal. As fibras podem ser solúveis ou insolúveis.
As fibras solúveis formam um gel na presença de água e podem ser encontradas em cereais, frutas, legumes e sementes.
Elas potencializam a proliferação de bactérias intestinais benéficas, além de controlar os níveis de glicose no sangue, proteger o cólon e promover saciedade.
Já as fibras insolúveis, não são solúveis em água e podem ser encontradas em alguns legumes, cereais e principalmente em verduras.
Esse tipo de fibra promove sensação de saciedade, e otimiza o trânsito intestinal, evitando ou revertendo quadros de constipação através da absorção de água e aumento do tamanho do bolo fecal.
A importância de consumir verduras e legumes na companhia de água
Além de serem repletos de vitaminas e minerais, verduras e legumes possuem grandes quantidades de fibra em sua composição.
A ativação dessas fibras, ou seja, suas funções no organismo humano só ocorrem de forma adequada na presença de água.
Por isso, quando a ingestão desse tipo de alimento deve acontecer na presença de grandes quantidades de água de qualidade de maneira conjunta.
Uma pessoa que não se hidrata adequadamente e consome grandes quantidades de verduras e legumes, apresenta problemas de saúde como constipação, prisão de ventre, dores de barriga, hemorróidas e problemas intestinais.
Escolher água de qualidade também é importante
Para acompanhar o consumo de verduras e legumes, deve-se optar por uma água de qualidade e a Água Mineral Treze Tílias é uma boa opção por dois motivos distintos: A presença de minerais e o pH Alcalino.
Os minerais presentes na Água Mineral Treze Tílias, de maneira conjunta com verduras e legumes fornecem quantidades ainda maiores de minerais, trazendo mais saúde e equilíbrio aos consumidores.
Além disso, o pH alcalino potencializa o funcionamento intestinal e evita a proliferação de células cancerígenas, no organismo.
E por fim, a Água Mineral Treze Tílias, ativa o funcionamento das fibras presentes nesses tipos de alimentos, completando assim, um grande ciclo de saúde.
Se você busca por mais saúde, coloque em sua rotina o consumo de verduras e legumes, e se hidrate com Água Mineral Treze Tílias, os efeitos benéficos irão aparecer em um curto espaço de tempo.
Procure a Água Mineral Treze Tílias nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram, dessa forma você não perde nenhuma novidade.