A água é um componente fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Em nós, humanos, ela representa 60% do peso total de um adulto e quase 80% nas crianças. Mas, por que a água é tão importante para nosso corpo?

Presente dentro e fora das nossas células, a água auxilia no equilíbrio e nas reações efetuadas por nosso metabolismo. A água está envolvida nos processos realizados em praticamente todos os sistemas do nosso corpo, pois eles acontecem, principalmente, em meio aquoso.

A água possibilita o transporte de nutrientes e a eliminação de produtos que não serão utilizados por nosso organismo. Além disso, possui papel primordial na regulação da temperatura corporal.

Sabemos o quão importante a água é para a nossa saúde e que devemos nos manter sempre bem hidratados, você deve estar se perguntando: qual a quantidade ideal de água que devo beber para manter o bom funcionamento do meu organismo?

Bom, a resposta é: depende! Isso mesmo, a quantidade de água que devemos ingerir diariamente vai variar de acordo com o peso, a faixa etária e o estilo de vida de cada indivíduo. Entretanto, temos que ficar mais atentos na hidratação das crianças e dos idosos, a seguir vocês saberão os motivos.

A hidratação das crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo pelo menos até os 6 meses de vida dos bebês. Quando passam dessa idade, as crianças começam a ter contato com outros tipos de alimentos e bebidas, inclusive a água.

É importante salientar que, por estarem em constante movimento, as crianças perdem mais líquidos, ademais é na infância que há a maior constituição corporal de água. Dessa forma, os pequenos precisam se hidratar com uma maior frequência.

Em bebês de 7 a 12 meses, a orientação é de 800 ml à 1 litro de água por dia. Já em crianças de 1 a 3 anos de idade, recomenda-se a ingestão de 1,3 litros de água diariamente. Em crianças de 4 a 8 anos a instrução passa a ser 1,7 litros de água por dia. Afinal, em crianças maiores e pré-adolescentes, de 9 a 13 anos, recomenda-se 2,1 a 2,4 litros de água diários.

Algo a mais que precisamos saber é, a quantidade de água a ser ingerida pode oscilar de acordo com o peso, o tamanho, a intensidade das atividades que a criança pratica, a temperatura do ambiente no qual ela se encontra e a base da sua alimentação.

Além disso, os pais e cuidadores devem incentivar que as crianças menores tomem água pois, nessa faixa etária elas não possuem o total discernimento sobre as consequências de seus hábitos. E assim quando crescerem, manterão esse cuidado com a hidratação.

A hidratação dos jovens e adultos

Devemos estar bem hidratados em qualquer época da nossa vida. Sendo assim, jovens e adultos não ficam de fora dessa orientação. Com o envelhecimento, a quantidade de água necessária para bebermos aumenta.

Na faixa etária dos 14 aos 70 anos de idade, devemos ingerir em torno de 2 a 4 litros de água por dia. A quantidade exata será definida levando em conta a idade, o sexo e as atividades físicas praticadas por cada pessoa.

Na mulher, existem momentos específicos da sua vida em que a ingestão hídrica deverá ser aumentada. O Institute of Medicine (IOM), nos EUA, recomenda que gestantes aumentem em torno de 0,3 litro por dia no consumo de água e 1,1 litros diários para àquelas que estiverem amamentando.

A hidratação dos idosos

A medida que envelhecemos, a proporção de água no nosso corpo diminui. Nos idosos, 50% do seu peso total é composto por água. Por essa razão, as pessoas mais velhas têm uma maior propensão à desidratação.

Somado a isso, há outro agravante, com o envelhecimento do nosso corpo, o equilíbrio interno, a percepção da falta de água e o sentido da sede ficam prejudicados. Por esse motivo, os idosos além de naturalmente possuírem uma menor reserva hídrica, têm dificuldade em perceber sua desidratação.

Como já discutimos anteriormente, a água é fundamental para a boa manutenção da nossa saúde. A falta dela pode acarretar em idosos, confusão mental, queda de pressão, aceleramento dos batimentos cardíacos, irritação, dor no peito, dentre outros problemas sérios.

Recomenda-se que a ingestão em indivíduos maiores de 70 anos seja de 2,7 a 3,7 litros de água por dia. Dessa forma, é necessária uma mobilização da família e de cuidadores incentivando e promovendo a hidratação dos idosos.

Diante de tudo que conversamos, percebemos como é importante criarmos desde cedo o hábito de beber água. Assim, seremos beneficiados para o resto de nossas vidas, evitando complicações na nossa saúde.

Assine nossa newsletter para receber grátis mais conteúdos exclusivos como esse no seu e-mail.

Artigos Recentes

Deixar um comentário