Um dos grandes problemas de saúde da atualidade é a obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil 1 em cada 5 pessoas está acima do peso! Se você trava uma batalha diária com a balança, não se desespere. Emagrecer é um processo gradual e que demanda tempo, mas não é impossível!

Alguns acham que existe uma fórmula mágica para o emagrecimento, porém isso não é verdade. Para que você possa perder peso com saúde é preciso que hajam mudanças nos seus hábitos diários e que você faça melhores escolhas em relação a sua qualidade de vida.

Abaixo listamos 5 dicas para melhorar sua qualidade de vida e que, ao mesmo tempo, podem te ajudar a perder peso. Confira!

1 – Beber bastante água!

Você já deve ter ouvido falar que a água é o principal componente do nosso corpo e que constitui aproximadamente 60% do nosso organismo. Por isso, precisamos consumir diariamente de 2 a 3 litros de água!

A água interfere em diversas reações do nosso metabolismo, sendo essencial em muitas delas. Além disso, a hidratação correta pode nos auxiliar a emagrecer.

A água mineral de qualidade, com seus componentes balanceados e o pH ideal age, em conjunto com o nosso corpo, na queima de gordura e na regulação da glicose no sangue.

Para quem tem problema de retenção de líquido como inchaço nos pés, tornozelos, pernas, braços, pulsos e abdome, beber bastante água é uma das melhores opções. Isso porque a água melhora a circulação sanguínea e mantém o bom funcionamento dos rins e fígado.

Não só a água que bebemos, mas a que utilizamos no preparo de alimentos deve ser bem escolhida! A razão disso é que, a água de torneira pode conter cloro, metais pesados e bactérias, prejudicando sua saúde.

Por isso, o recomendado é cozinhar utilizando água mineral de qualidade, garantindo as boas propriedades das comidas que você ingere.

Então, não pense duas vezes, hidrate-se! E não se esqueça de escolher uma água mineral de qualidade.

2 – Ter uma alimentação saudável

Outra mudança em nosso estilo de vida que leva ao emagrecimento é a adoção de hábitos alimentares saudáveis. É uma decisão que pode ser difícil no início, mas com o passar do tempo você se adequa e se agrada.

Ingerir frutas, verduras, legumes, fibras e proteínas magras não só fazem perder peso, mas são também a base alimentar para a prevenção de doenças e para a manutenção de um corpo sadio. Esses alimentos regulam nosso metabolismo e são ricos em vitaminas e componentes fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Devemos evitar ao máximo alimentos gordurosos, carboidratos pesados e açúcares industrializados. Eles são ricos em gorduras que compõe o colesterol, provocando o seu acúmulo em nosso organismo.

Esse depósito nos faz engordar e pode causar problemas circulatórios como a formação de placas de gordura! Além disso, pode provocar diabetes, hipertensão e outras doenças.

3 – Praticar atividades físicas

A combinação de uma boa hidratação e uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos tem como resultado a perda de peso. Isso porque, quando realizamos essas mudanças em nossa qualidade de vida, as atividades físicas contribuem na queima de gordura.

Além disso, os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e diminuem a pressão arterial, prevenido a hipertensão e outras doenças cardiorrespiratórias. Sem contar que a pratica regular de atividades físicas melhora o condicionamento físico.

Quando exercitamos nosso corpo, liberamos endorfina, uma substância que regula nossas emoções, auxiliando no controle do estresse, da ansiedade e trazendo a sensação de prazer. Dessa forma, a pratica de atividades físicas faz bem não só para o nosso corpo como para nossa mente e bem-estar.

4 – Tomar sol

Atualmente as pessoas têm muito medo de tomar sol em razão do câncer de pele, mas o que a maioria não sabe é que os raios solares além de serem essenciais para a síntese de vitamina D, auxiliam no emagrecimento!

Segundo um novo estudo da Universidade de Northwestern, nos EUA, a exposição ao sol matinal contribui para a regulação do relógio biológico, acelera o metabolismo e aumenta a saciedade levando à perda de peso e ao combate à obesidade.

Para usufruir da melhor forma dos raios solares, o recomendado é expor-se de 10 a 20 minutos ao sol da manhã (até às 10h) 3 vezes pela semana e fazer uso de protetor solar de fator 30, no mínimo.

Tomando as medidas preventivas recomendadas, é possível tomar sol e aproveitar apenas o que ele tem de bom a oferecer!

5 – Dormir bem!

Uma boa noite de sono ajuda na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, que agem no controle da saciedade e do processo digestivo em nosso corpo, tendo como consequência a perda de peso.

Já a situação contrária, leva à produção de hormônios do estresse elevando o apetite e dificultando o emagrecimento.

Por isso, recomenda-se que tenhamos uma boa noite de sono e que durmamos pelo menos de 6 a 8 horas por noite.

Como foi possível perceber, ao melhorar sua qualidade de vida você tem grandes aliados na perda de peso! Emagrecer é um acontecimento progressivo e para ser feito de forma saudável requer tempo e dedicação!

Não desista e faça escolhas inteligentes para a saúde do seu corpo! Perca peso e melhore seus hábitos de vida.

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