Sempre que se fala de proteínas, já se pensa de maneira quase que automática em ganho de massa muscular e consequentemente já surgem em nossa mente, alguns alimentos como ovos, carnes e frango, ou até mesmo alguns tipos de suplementos. Entretanto, como alternativa a essas fontes alimentares, existem iguarias de origem vegetal com alto valor proteico, que pode trazer os mesmos e até mais benefícios que as fontes animais.
No artigo de hoje, vamos falar quais são as principais funções das proteínas, além de te mostrar as principais fontes vegetais desse macronutriente. Não deixe de conferir.
Compreendendo o que são proteínas
As proteínas são componentes orgânicos, muito abundantes no organismo humano, constituidas principalmente por aminoácidos. Uma cadeira de pelo menos setenta aminoácidos agrupados dá origem então, a uma molécula de proteína.
As moléculas de proteína se diferenciam, principalmente pela quantidade de aminoácidos presentes em suas sequências.
Funções das proteínas
As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo humano e são encontradas em diferentes regiões e estruturas corporais, tais como células, anticorpos e tecidos como ossos, músculos e tendões, por exemplo. Por conta de sua ampla presença, as proteínas possuem também, uma série de funções.
As principais funções das proteínas são:
- Transporte de oxigênio e nutrientes;
- Ação contra invasão de agentes patogênicos;
- Catalisação de reações químicas;
- Recepção de membranas;
- Atuação na contração muscular;
- Formação e secreção de hormônios;
- Reparo ou construção de novos tecidos.
Diante de tamanha importância, é fundamental que elas sejam obtidas através de uma alimentação equilibrada. Como forma de promover saúde, mostraremos agora, quais são as principais fontes de proteína vegetal.
Principais fontes de proteína vegetal
Confira agora, quais são as principais fontes de proteína vegetal
Edamame
O edamame é a soja verde ainda dentro da vagem. Por aqui, o edamame é considerado um aperitivo em refeições de origem oriental. Em 100 gramas do alimento podemos encontrar cerca de 10 gramas de proteína.
Ervilha
Velha conhecida de muita gente, a ervilha é uma ótima fonte de proteína vegetal. Podendo ser utilizada em receitas ou consumida como acompanhamento principal. Em 100 gramas de ervilha temos quase 6 gramas de proteína.
Semente de girassol
Podendo ser adicionadas a saladas ou qualquer outro tipo de preparo alimentar, em 100 gramas de semente de girassol, temos 20 gramas de proteína.
Semente de chia
A chia é um alimento funcional, pois possui altas doses de gordura do tipo ômega 3, além de fibras e minerais em sua composição. Quanto o assunto é proteína, em 100 gramas dessa semente, encontramos 16 gramas de proteínas.
Feijão
O feijão é outra ótima fonte proteica, mas sofre variações de acordo com o tipo. A dica é misturar o arroz com o feijão para turbinar os aminoácidos presentes em ambos. Em 100 gramas de feijão, dispomos de 8 gramas de proteína.
Quinoa
A quinoa é campeã em teor proteico. Podendo ser consumida sob diferentes formas, em 100 gramas do grão encontramos 14 gramas de proteína.
Gergelim
O gergelim possui alto teor de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, além de grande quantidade proteica, uma vez que 100 gramas da semente contém 17 gramas de proteína.
Grão de bico
O grão de bico possui um alto teor de proteína sob a forma de farinha, uma vez que seu alto teor proteico diminui praticamente pela metade quando cozido. Em 100 gramas de grão de bico sob farinha, encontramos 22 gramas de proteína.
Tofu
Conhecido como queijo vegano, o Tofu é um queijo à base de soja, podendo ser utilizado como acompanhamento em saladas ou ser consumido em pequenas porções. 100 gramas de Tofu possuem 17 gramas de proteína.
Proteínas vegetais, saúde renal e consumo de água
As proteínas vegetais são importantes para a saúde renal, pois diferente das proteínas de origem animal, elas não causam sobrecarga aos rins. O ideal é que se busque mesclar proteínas vegetais e animais como forma de manter a saúde desses órgãos.
Além disso, os alimentos fontes de proteína vegetal são excelentes fontes de fibras, que podem potencializar a saúde, e o funcionamento intestinal. Entretanto, quando se aumenta o consumo de fibras, é importante que se aumente na mesma proporção o consumo de água.
Nesse caso, optar por uma água de qualidade, como a Água Mineral Treze Tílias é uma ótima forma de se manter a saúde do organismo como um todo.
Com pH alcalino e fonte de vitaminas e minerais, a Água Mineral Treze Tílias promove melhor oxigenação sanguínea e tecidual, favorecendo a absorção de nutrientes, além de potencializar o funcionamento do sistema imunológico.
Ao aliar o consumo de proteínas de origem vegetal e Água Mineral Treze Tílias, o organismo funcionará de maneira mais saudável.
Depois de conhecer aquelas que são as principais fontes de proteína vegetal, é natural que algumas dúvidas possam surgir. Nesse caso, basta deixar um comentário com seus questionamentos que responderemos de maneira rápida e precisa.