A época mais fria do ano chegou, e nada como aproveitar os dias gelados com muita saúde e disposição. E para garantir que o seu inverno seja perfeito, você precisa manter os níveis seguros de hidratação. Portanto, beber água no inverno faz parte dos cuidados com a saúde.20
Apesar de muitas vezes termos a sensação de não precisarmos repor a água nos dias frios, essa não é uma verdade. Ao contrário, beber água no inverno contribui para manter o corpo hidratado e saudável.
O ano todo pede água mineral
O despertador toca, levantamos da cama e olhamos pela janela. O vidro embaçado e a montanha de cobertores denunciam que lá fora o inverno chegou. Diferentemente do verão, muita gente demora a despertar nesta época do ano.
Com o ar mais gelado, muitas pessoas não sentem a mesma vontade de começar o dia com um belo copo de água em jejum. Ao contrário, buscam alimentos mais quentes para espantar o frio e se aconchegar.
Se no verão brasileiro, em pleno clima tropical, o corpo pede água, praia e exercícios, no inverno parece que ele toma o caminho contrário. Nos meses de calor, aproveitamos para praticar exercícios físicos, correr, nadar, entre outras práticas que demandam hidratação.
Depois de algumas horas, o corpo já apresenta os primeiros sinais de que está precisando de água. O suor no rosto, o cansaço e a boca revelam que estamos necessitados de água mineral.
É a água que fornece ao corpo os sais e os minerais necessários para manter a saúde do organismo em dia. Este líquido precioso promove a qualidade de vida ao longo do ano inteiro.
Pode até parecer que nos dias mais frios a gente nem precise de tanta água assim, afinal, perdemos menos líquidos durante o dia. Sem o calor do verão, suamos pouco, e temos menos sede e vontade de beber água.
Mas isso não significa que o corpo não esteja necessitando de hidratação e reposição hídrica. Mesmo nos dias mais frios, todo o organismo depende de água para manter-se saudável.
Os perigos do baixo consumo de água no inverno
Nos meses mais frios do ano, o nosso organismo trabalha de uma maneira diferente de quando sentimos calor. O hormônio que provoca a sensação de sede é alterado pelo clima, e atua de maneira diferente no corpo.
No inverno, o organismo humano reage de modo diverso de quando as temperaturas estão mais elevadas. Nos dias mais gelados, a circulação sanguínea é concentrada nos vasos centrais. Essa mudança transmite ao cérebro a falsa sensação de que o corpo está bem hidratado.
Somada essa sensação ao clima frio e à vontade de se aquecer, fica cada vez mais difícil incluir a água mineral na rotina. Entretanto, beber água no inverno é uma atividade indispensável para a nossa saúde.
Deixar de beber água no inverno pode acarretar sérios problemas para o corpo humano. De um simples mal-estar, até quadros mais graves de saúde, a desidratação no inverno é extremamente perigosa.
O frio do inverno pode ser extremamente prejudicial para o corpo humano se ele não for hidratado corretamente. O clima gelado pode trazer complicações para diversos órgãos internos e outras partes externas do corpo. Podemos citar:
- Ressecamento de mucosas do nariz, olhos e boca;
- Baixa produção de urina;
- Desidratação da pele;
- Falta de elasticidade muscular;
- Pressão arterial baixa;
- Aceleração da frequência cardíaca;
- Taquipneia, ou respiração acelerada.
Além disso, outros problemas também são decorrentes do baixo consumo de água durante o inverno. Sensação de cansaço e fadiga, dor de cabeça, episódios de tonturas ou vertigem, irritabilidade e confusão mental também podem surgir.
Dicas para beber água no inverno com mais facilidade
Seja pelo frio que a água causa no corpo ao ser ingerida, seja pelo desconforto que ela provoca, muita gente não bebe água no frio. Se você é daquelas pessoas que fica desconfortável ao beber água no inverno, preste atenção a essas dicas. Confira:
- Tenha sempre uma garrafa de água por perto;
- Coloque sabor na água;
- Beba chás;
- Acrescente frutas a algumas refeições.
Com pequenas alterações no seu dia-a-dia, você pode manter os níveis de hidratação corporal adequados. Incluindo algumas destas sugestões na sua rotina, você vai equilibrar o consumo de água mineral e manter a saúde do seu organismo. O seu corpo vai agradecer.
Tenha sempre uma garrafa de água por perto
Manter uma garrafa de água ao alcance é uma estratégia muito eficiente para manter-se hidratado. Dentro de casa, você pode levá-la para o quarto, para beber antes de dormir e logo ao acordar, por exemplo.
Mas você pode também carregar uma garrafa para o trabalho, para ir bebendo durante o trajeto, e enquanto trabalha. Se você é estudante, pode levar a sua para a sala de aula, e aproveitar para beber uns golinhos enquanto estuda.
Coloque sabor na água
Uma possibilidade muito inteligente para aumentar o consumo de água durante o inverno é dar sabor ao líquido. Mas lembre-se que a água deve ser saborizada de maneira natural, e não utilizando produtos químicos.
Pequenas porções de frutas podem ser acrescentadas ao filtro ou à garrafa de água para dar sabor à ela. Coloque pedaços de morango, rodelas de laranja, limão ou abacaxi, além de algumas unidades de folhas de hortelã.
Beba chás
Se o seu problema com beber água no inverno é a temperatura, nós temos uma solução para você. A inclusão de chás ao longo do dia, além de contribuir com a hidratação do organismo, gera uma sensação de conforto muito grande.
Os chás naturais possuem muitos benefícios para a saúde humana, e um deles é justamente colaborar com a hidratação. Chá preto, chá verde e chá de cavalinha, por exemplo, podem ser ingeridos durante o dia. Já os chás de erva cidreira, camomila, mulungu e hibisco devem ser tomados preferencialmente à noite.
Acrescente frutas a algumas refeições
Muito consumidas no verão, as frutas também são ótimas opções para aumentar a ingestão diária de líquidos no inverno. Opte por frutas que possuam alto teor de água, como a melancia, o melão, a laranja e o abacaxi, por exemplo.
Essas frutas podem ser consumidas nos intervalos das refeições, como lanche da manhã e lanche da tarde. Outra sugestão é tê-las por perto logo após o almoço e o jantar, degustando-as como sobremesa. Você pode ainda acrescentá-las à salada, deixando um delicioso sabor agridoce em seu prato.
A água de coco e os sucos naturais também são estratégias inteligentes para se consumir mais líquidos. Mas, lembre-se, mesmo com a ingestão destas bebidas, consumir água mineral é indispensável e insubstituível.
Água Mineral Treze Tílias: a sua companhia no inverno
A Água Mineral Treze Tílias se preocupa com a saúde, com a qualidade de vida e com o bem-estar de todas as pessoas. Por isso, em nosso blog sempre trazemos indicações de como você pode manter seu corpo saudável com o consumo de água mineral.
Além das informações em nosso site, os nossos produtos em si são ótimas opções para quem busca uma vida com mais qualidade. A Água Mineral Treze Tílias é a sua companhia durante todo o ano, e agora também no inverno.
Rica em sais minerais e com pH alcalino, nossa água mineral protege o organismo de diversas doenças. A alcalinidade da água torna esta bebida muito mais saudável, dando a sensação de alívio e conforto.
Nossa água possui propriedades únicas, diferenciadas e extremamente importantes para o corpo humano. Como o Lítio (Li), que atua no sistema nervoso central. O cálcio, que fortalece e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos.
O Magnésio, também presente na composição, contribui para a saúde dos músculos e das articulações. Este essencial elemento atua também na saúde cardiovascular, no humor e no combate à depressão. Assim como o Sódio e Potássio, que contribuem na reposição da perda de eletrólitos pelo corpo.
Conheça mais e melhor todos os nossos produtos, e saiba quais são as suas propriedades. A água Mineral Treze Tílias é a opção certa para você beber água no inverno e ter mais qualidade de vida.