Insípida, inodora e incolor. Essas três características marcantes, evidenciam que estamos falando sobre água, mas afinal de contas, toda água mineral é igual? Se toda água mineral possui essas características e se todas fazem bem à saúde e matam a sede, elas possuem alguma diferença?
Apesar de realmente toda água mineral ser benéfica à saúde humana e animal, elas têm diferença, sim! Basicamente, as particularidades e as diferenciações estão na composição da água, que fica descrita no rótulo.
A origem da água mineral
Ela é perfeita para um dia quente de verão, e para o preparo de uma sopa gostosa em uma noite fria de inverno. Própria para ser consumida logo após a prática de atividade física, para auxiliar nos estudos e ter ao lado durante todo o dia. Sim, a água mineral é uma companhia importante para seres humanos e para os animais.
Com ela matamos a nossa sede, preparamos alimentos e nutrimos nosso organismo. A água mineral ainda serve como um verdadeiro remédio natural, atuando em todo o corpo.
Seja para a saúde dos órgãos e da pele, para o equilíbrio da saúde mental ou para aumentar a qualidade de vida. Beber água é uma atividade indispensável no nosso dia-a-dia. Mas a pergunta que fica é: de onde vem a água mineral?
Nas grandes cidades é comum observarmos a água armazenada, vendida em garrafas e copos plásticos nos restaurantes. Nos escritórios, nas escolas e em repartições públicas, encontramos o líquido em galões.
Mas sabemos que não é dali que elas vêm, já que esses recipientes servem apenas como armazenamento da água. Então, qual é a origem da água mineral que você ingere todos os dias? Esta informação é de grande importância para você e toda a sua família, pois a saúde depende da água que você bebe.
A água é proveniente do subsolo, de até dezenas de metros de profundidade, chegando até às rochas. A mineralidade e a composição da água são frutos dos elementos encontrados na nascente da água.
Portanto, nem toda água mineral é igual, podendo uma ter mais ou menos componentes que outra. E isso depende da localidade da nascente e dos compostos físico-químicos encontrados no subsolo da região.
Qualidade da água mineral
Conforme visto, apesar de todas serem águas minerais, existem diferenças entre uma e outra. E essas diferenças influenciam também na qualidade do produto que é vendido ao público, podendo, inclusive, afetar sua saúde.
Aqui vale destacar que uma boa água mineral não tem a sua composição alterada pela produtora ou pela envasadora. Então, uma indústria confiável e segura é aquela que mantém a qualidade encontrada na fonte natural.
Além disso, há ainda a presença de outras informações, como a composição da água e a tabela nutricional. Não menos importantes, é nesses dados que encontramos as diferenças entre as muitas águas existentes mundo afora.
4 fatores que diferenciam a água mineral
E para você que deseja beber água mineral de qualidade, vamos dar algumas sugestões de como identificar diferenças nela. Lembre-se que a água que você bebe deve contribuir para o bom funcionamento do organismo. Ou seja, ela precisa ser saudável para você e para sua família.
Portanto, em primeiro lugar é necessário que você esteja atento aos rótulos das garrafas, galões e copos de água mineral. Ali você encontra importantes informações que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a água que vai consumir.
Sendo assim, observe:
- Potencial Hidrogeniônico (pH);
- Presença de elementos como potássio, cálcio, magnésio e sódio;
- Tipo da água: sulfurosa, ferruginosa;
- Localização da fonte.
Para um melhor entendimento, vamos analisar ponto-a-ponto essas características. A cautela é necessária na hora de adquirir a água ideal para o seu consumo.
Potencial Hidrogeniônico (pH)
A água mineral possui diversos importantes fatores a serem analisados para constatar a sua qualidade. Um dos mais essenciais deles é a alcalinidade da água, medida pelo potencial Hidrogeniônico (pH).
E você sabe qual é o valor ideal de pH que a água mineral de qualidade possui? O valor ideal do pH da água mineral para o consumo humano varia entre 7 e 9,5, o que representa a alcalinidade.
Valores de 0 a 6 são considerados ácidos, e podem prejudicar o corpo humano na tarefa de eliminar substâncias tóxicas do corpo. Entre as substâncias líquidas que se encontram nestes níveis estão os refrigerantes, o vinagre e a chuva ácida.
Composição química
A presença de elementos químicos é fundamental para diferenciar uma água mineral de outra. Enquanto alguns elementos são essenciais à saúde humana, outros podem ser danosos ao organismo.
Elementos como o potássio, o cálcio e o magnésio trazem muitos benefícios ao ser humano. O potássio, por exemplo, é um mineral que contribui para o controle da pressão arterial, além de evitar cãibras nas articulações.
Já o cálcio, presente também no leite e derivados, auxilia no fortalecimento de dentes e ossos. Já o magnésio contribui para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, além de ajudar no sistema digestivo.
Tipo da água
Existem diversos tipos de água, e cada uma delas possui uma importante funcionalidade no corpo humano. Tanto para consumo, quanto para uso tópico, como banhos imersivos, cada tipo de água tem uma função.
Entre os tipos mais comuns de água, listamos:
- Carbonatada – este tipo de água é indicada para tratar de indigestão, gastrite, úlceras gastroduodenais, hepatites, diabetes e outras enfermidades gástricas.
- Carbônica – a água carbônica reduz o apetite e é usada para hidratar a pele.
- Iodetada – é indicada para o tratamento de inflamações da faringe, insuficiência da tireoide, reumatismo. Ela também contribui para tratar problemas no fígado e nos rins.
- Magnesiana – tem efeito laxante, contribuindo para o pleno funcionamento do estômago e do intestino.
- Ferruginosa – apropriada para o tratamento de anemias e ferroprivas, além de serem utilizadas para estimular o metabolismo.
- Radioativa – o radônio presente neste tipo de água tem função diurética e contribui para aliviar cólicas estomacais e intestinais.
- Carbogasosa – esta água ajuda na reposição de energia do corpo humano, além do seu uso no combate à hipertensão.
- Sulfurosa – por fim, este tipo de água serve para tratar alergias, eczemas, artrites e reumatismo.
Localização da fonte
Todo galão, garrafa ou copo de água possui a seguinte – e essencial – informação: local da fonte. Este dado é precioso para que o consumidor identifique a origem da água que está ingerindo.
Ou seja, é fundamental que haja a verificação da procedência deste precioso líquido. Ninguém precisa ser especialista no assunto, mas vale a pena descobrir onde se localizam os fontanários de onde vem a água.
Interferências humanas, poluição, queimadas e outras ações danosas podem influenciar diretamente na composição do solo. A presença de indústrias próximas à localização da fonte também pode afetar negativamente a qualidade da água.
Outra preocupação é em relação à distância da fonte e da distribuidora do endereço do consumidor final. O transporte da água em galões plásticos também pode alterar significativamente a qualidade da bebida.
Isso ocorre porque a exposição ao sol faz com que o recipiente plástico libere substâncias nocivas à saúde. Entre eles, podemos citar o antimônio, também conhecido como BPA, e que vem sendo alvo de estudos científicos. No transporte da fonte para o supermercado, quanto maior o tempo dessa exposição, pior é para a qualidade da água.
A qualidade da Água Mineral Treze Tílias
A Água Mineral Treze Tílias é especialista quando o assunto é qualidade da água. A composição dos nossos produtos contribuem para a saúde humana e para o bem-estar físico, mental e emocional.
A nossa fonte se localiza na importante região turística do Vale do Contestado, em Santa Catarina. O Aquífero Guarani compreende a região onde o fontanário está, e preserva a qualidade da água encontrada nele. A água ali armazenada é livre de contaminações devido à sua camada de rocha basáltica que a protege.
O pH da nossa água é de 9,44, garantindo muito mais saúde e qualidade de vida para você. E nossa fonte é localizada em Treze Tílias/SC.
Na Água Mineral Treze Tílias você e toda a sua família podem confiar, porque é a garantia da presença de elementos benéficos à saúde. O Magnésio contribui para a saúde dos músculos, das articulações e do sistema cardiovascular.
Já a quantidade de Sódio e Potássio auxiliam na reposição da perda de eletrólitos pelo corpo. Outro diferencial é o Cálcio, que fortalece e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos. Rica em sais minerais e com pH alcalino, nossa água é muito mais saudável, e te dá uma sensação de alívio, equilíbrio e conforto.
Agora que você já conhece a diferença entre uma e outra água mineral, saiba de onde vem nossa Água Mineral Treze Tílias. Baixe agora mesmo o nosso material De Onde Vem a Água Mineral Treze Tílias.
Olá produto um distribuidor da sua marca de galões em Florianópolis, por favor repasse contatos obrigado