Felizmente vivemos um momento coletivo de preocupação com os nossos recursos naturais. Além de florestas e animais, a preocupação do ser humano com relação ao uso consciente de água vem crescendo de maneira exponencial e não é para menos, afinal, nosso organismo é composto em grande parte por água e sem ela a vida como conhecemos não seria possível.
Foi com o intuito de potencializar o reaproveitamento de água, que produzimos esse conteúdo. Se você busca um uso mais consciente da água, e deseja cuidar do meio ambiente, então não deixe de ler o conteúdo a seguir.
Diferentes maneiras de reaproveitar a água
Reaproveitar a água é algo muito fácil. No entanto, em um primeiro momento, é comum que se deixe algumas situações passarem. Pensando nisso, elencamos as principais formas de se reaproveitar água. São elas:
- Capte e armazene água da chuva;
- Reutilize a água da máquina de lavar roupas;
- Colete água do banho;
- Aproveite o gelo do congelador;
- Use aeradores;
- Instale uma privada com descarga de dois fluxos.
Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas maneiras.
Capte e armazene água da chuva
Reaproveitar água da chuva é muito simples. Para isso, basta instalar um sistema de captação que direciona a água de telhados e calhas para uma cisterna. Em seguida, essa água deve passar por um processo de decantação e cloração para que possa ser utilizada em segurança para afazeres domésticos, como dar descargas, limpar o quintal ou até mesmo lavar o carro.
Reutilize a água da máquina de lavar roupas
Essa é outra maneira inteligente de reaproveitar a água. Para isso, basta deixar a mangueira de saída da máquina de lavar apontada para algum recipiente de armazenamento. Essa água cheirosa liberada após a lavagem das roupas pode ser utilizada para lavar quintais e calçadas.
Colete água do banho
Embora possa parecer uma ideia maluca e difícil, essa dica vem sendo cada vez mais colocada em prática pelas pessoas. Experimente colocar um balde dentro do box enquanto você toma banho. Você vai se surpreender com a quantidade de água que vai ter dentro dele após acabar de se lavar. Essa captação totalmente manual pode ser utilizada para dar descarga.
Aproveite o gelo do congelador
Quando for descongelar sua geladeira manualmente, é possível aproveitar as placas de gelo. Para isso, basta colocá-las em um balde para que derretam e sejam utilizadas para alguma tarefa doméstica, como regar as plantas, lavar o quintal ou dar descarga.
Use aeradores
O aerador é uma pequena peça que pode ser instalada nas torneiras. Ela impede que um alto fluxo de água saia e ainda promove uma sensação de maior volume. Com o uso desse pequeno e útil dispositivo é possível economizar milhares de litros no final de um ano, colaborando com o meio ambiente e com o seu bolso, uma vez que há redução da conta de água.
Instale uma privada com descarga de dois fluxos
Cerca de um terço da água consumida em residências é proveniente da descarga. Uma dica de grande valia para redução desse consumo, é a troca por um sistema de dois fluxos. Esse mecanismo duplo oferece duas opções de descarga, uma parcial e uma completa, sendo a primeira uma opção para eliminar resíduos líquidos e a segunda para eliminação de sólidos.
Ao final de um mês, uma família de quatro pessoas consegue economizar cerca de 2 mil litros de água, reduzindo o valor da conta em até 15%.
Água reaproveitada não pode ser consumida
Embora seja importante o reaproveitamento da água, é preciso lembrar que a água reaproveitada se encaixa na categoria de água de reuso, por isso, não deve ser consumida.
Para consumo deve-se priorizar uma água que seja potável e tenha passado por processos que garantam sua segurança, tanto do ponto de vista físico-químico, quanto do microbiológico. Nesse caso, visando o consumo, uma boa opção é a Água Mineral Treze Tílias.
Captada e tratada sob rigorosos padrões de qualidade, a Água Mineral Treze Tílias, é rica em minerais, além de possuir pH alcalino, contribuindo para maior oxigenação e consequentemente saúde de células e tecidos corporais.
Embora seja importante darmos valor ao meio ambiente e agir de maneira sustentável, nossa saúde não deve ser deixada de lado. Se você gostou das dicas de hoje, nos ajude a divulgá-las, para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.