Embora muito se fale em macronutrientes, tais como proteínas, gorduras e carboidratos, os micronutrientes, como vitaminas e minerais também são muito importantes para o equilíbrio do organismo e manutenção da saúde.
Hoje nós vamos elencar a importância dos sais minerais à saúde, além de mostrar quais são os mais importantes e onde podem ser encontrados. Se você busca uma vida mais saudável, continue a ler esse conteúdo.
O que são os minerais?
Minerais são compostos inorgânicos, ou seja, que não possuem vida e que participam do nosso metabolismo. O organismo humano não é capaz de produzi-los por conta própria, por isso, a melhor forma de obtê-los, se dá por conta da dieta.
Minerais podem estar presentes em alimentos de origem animal, origem vegetal ou origem natural.
Principais minerais que atuam no metabolismo humano
Existe uma vasta quantidade de minerais, no entanto, alguns são mais importantes para o bom funcionamento do metabolismo humano.
- Cálcio;
- Magnésio;
- Ferro;
- Sódio;
- Potássio.
Agora, vamos falar um pouco sobre as funções de cada um deles, e quais são suas fontes de obtenção.
Cálcio
O cálcio é importante para a formação e manutenção de ossos e dentes. Além disso, é responsável pelo processo de contração muscular e de impulsos nervosos. Esse mineral pode ser facilmente obtido em leites e derivados, além de hortaliças verde escuras, como a couve, e também em sardinhas. A dose diária recomendada é de 1500 mg.
Magnésio
O magnésio atua ativamente como uma coenzima metabólica proteica e energética, além de ativador enzimático. Esse mineral, é fundamental para a ocorrência de mais de 200 pequenas reações químicas no organismo. Verduras em geral, leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico, além de carnes, peixes e ovos são ótimas fontes desse sal mineral. Sugere-se o consumo diário na faixa de 400 mg.
Ferro
O Ferro é outro mineral de grande importância, uma vez que ativa diretamente para o aumento de hemoglobina, proteína presente no sangue responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para tecidos e sistemas do corpo humano. Fígado, carnes em geral, frutos do mar vegetais de coloração verde escura e leguminosas, como feijão e lentilha são ótimas fontes de ferro. A dose recomendada de ingestão diária de ferro varia entre 10 e 18 mg.
Sódio
O Sódio é responsável pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, garantindo o funcionamento de basicamente todos os tecidos do corpo humano. É encontrado em leites e derivados, frutos do mar, temperos e sal de cozinha. O consumo deve ocorrer na faixa de 1.100 a 3.000 mg diárias.
Potássio
O potássio, a exemplo do sódio age com o intuito de manter o equilíbrio osmótico celular, mantendo o balanço hídrico tecidual. Banana, frutas cítricas, cereais integrais, abacate, e vegetais em geral são fontes desse mineral. O consumo deve ocorrer entre 1.870 e 5.500 mg diárias.
Água também é fonte de minerais
Algo interessante de ser mencionado sobre os minerais, é que eles também podem ser obtidos através do consumo de água mineral de qualidade. Por isso, manter uma alimentação equilibrada e não deixar a hidratação de lado, são as melhores maneiras de disponibilizar minerais para o organismo e viver de maneira saudável.
Agora que você conhece os principais minerais para o organismo humano, bem como a importância de cada um deles, que tal disseminar conhecimento? Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.